quinta-feira, 14 de abril de 2011

“Justiça Cidadã” falou sobre crimes em escolas

Diálogo diário e participação dos pais são o mais importante na formação




Na última terça-feira (12), o programa “Justiça Cidadã” teve como convidada a psicóloga Luciana Ambrósio e discutiu questões relacionadas ao crime ocorrido em Relagendo, no Rio de Janeiro, onde 12 estudantes foram assassinados.

Durante o programa, o apresentador, Delegado Pupin, questionou e analisou com as convidadas situações que levam uma pessoa a cometer um crime dessa envergadura num local público. "Esse é um caso típico de pessoa que vivenciou sérios problemas na infância, com um histórico problemático, provavelmente, com sérios problemas familiares e que deve sim ter sofrido algumas repressões sociais", analisou a psicóloga.

O programa contou com a participação dos telespectadores que fizeram questionamentos como no caso de filhos estarem assustados com o crime ocorrido e não quererem ir à escola. "Os pais devem orientar, conversar abertamente com os filhos, e explicar que foi um fato isolado, que não vai ocorrer na escola dele, que a escola é um lugar seguro sim. Esse diálogo direto com a criança é o principal a ser feito sempre", orientou.

Uma questão que ficou clara no programa foi a necessidade de dialogar com os filhos e de participar sim, ativamente e diariamente, da vida das crianças, dentro e fora de casa. "Esse é o ponto principal para que os pais saibam o caminho que cada filho segue e observem suas companhias, suas amizades e detectem suas necessidades", avaliou Luciana.

Para o delegado Pupin essa é uma oportunidade de aproveitar o momento para se aproximar mais das crianças e jovens e de despertar a necessidade da conversa diária e aberta na família. "Sabemos que a base de toda a formação do ser humano está na família e na educação que recebe dentro e fora do ambiente familiar, portanto, é preciso que fiquemos atentos a qualquer sinal de timidez, reclusão, medo excessivo, ou algum fator que nos faça detectar diferença comportamental em nossos filhos. Somente desta forma, observando e conversando, conseguiremos eliminar o surgimento de outros 'Wellingtons' em nossa sociedade", finalizou o delegado.

O programa “Justiça Cidadã” é transmitido ao vivo, toda terça-feira, às 21 horas, pela TV Votorantim (Canal 10 Supermídia) e também através da internet no site www.tvvotorantim.com.br ou http://www.tvjusticacidada.com.br/.


Cibelle Freitas
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário