terça-feira, 19 de abril de 2011

Debate dos Fatos 15/04/2011




Além do ex-prefeito, o programa contou com a
 participação dos ex-vereadores Eric Romero e Jerson Pedrozo

No programa Debate dos Fatos, exibido ao vivo pela TV Votorantim Canal 10 na última sexta-feira, 15/04, três convidados que já ocuparam cargos públicos na cidade opinaram sobre os assuntos que foram notícia na semana.
Os jornalistas Luciana Lopez e Werinton Kermes, apresentadores do programa, receberam nos estúdios da TVV, o professor Erinaldo Alves da Silva, que em três gestões foi prefeito da cidade; o bacharel em direito e ex-vereador Jerson Pedrozo, e o assessor político, administrador e ex-vereador Éric Romero.
Após as apresentações, foi dado início ao debate dos principais assuntos relacionados à Votorantim que estamparam as páginas dos jornais, e foram noticiados pelas rádios e TVs durante a semana.
O primeiro tema esteve relacionado aos acessos da Rodovia Raposo Tavares, especialmente na região do Jardim Tatiana, que foram fechados pela empresa Viaoeste, responsável pela construção das pistas marginais. O assunto gerou reclamações dos moradores e do Prefeito Pivetta, que revelou em entrevistas às rádios um grande descontentamento com a Viaoste, sinalizando inclusive a possível tomada de uma “medida extrema”, interferindo em alguns trechos desses acessos.
Os convidados puderam opiniar sobre o assunto. Jerson Pedrozo lembrou de outros trechos complicados da mesma rodovia, com sinalização inadequada, e do trevo principal de acesso à cidade na estrada Sorocaba-Votorantim, que, segundo ele, é um trecho perigoso. Éric Romero concordou com a opinião de Jerson e ainda colocou-se a favor da manifestação do Prefeito Pivetta, uma vez que a Viaoste não preocupa-se em conhecer as reais necessidades dos votorantinenses. Já o professor Erinaldo afirma que a população tem razão ao buscar uma solução, mas ponderou, citando a importância da construção das marginais, que visa o aumento da segurança da população, e disse que acredita que a Viaoeste ainda irá resolver essas questões pontuais. O ex-prefeito preferiu não tecer comentário sobre a fala do Prefeito Pivetta em entrevista às rádios.
O segundo assunto da noite foi a divulgação da nota do IDESP - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo – no qual a Escola Estadual Professora Selma Maria Martins Cunha, do Jardim Tatiana em Votorantim, obteve o pior resultado da região dentre os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Jerson Pedrozo citou a importância da família no processo educacional. Éric Romero lamentou a notícia, e segundo ele, esse é um problema de toda a sociedade, tantos dos poderes públicos como das famílias. O professor Erinaldo acredita que esse resultado deve servir de alerta, mas que o processo educacional em geral requer muito cuidado, pois é necessário considerar fatores históricos que podem ter gerado esse resultado. Muitos telespectadores se manifestaram e deixaram suas opiniões.
E último assunto do programa foi a questão da concessão de serviços do SAAE. O projeto de lei de autoria do Prefeito Pivetta foi aprovado na sessão legislativa da semana passada. O tema polêmico foi debatido pelos convidados. Jerson Pedrozo acompanhou todo o processo desde o início, juntamente com a sua esposa Solange Pedrozo, atual vereadora pelo PMDB. Ele não concordou com a manifestação agressiva de alguns populares, que segundo ele, faltaram com respeito na ocasião da votação. Ele acredita que todos os vereadores votaram conscientes. Éric Romero analisou a movimentação gerada com a polêmica e acredita que o Prefeito Pivetta teve razões para tomar essa atitude, visando o diminuir problemas futuros. Porém, não concordou com a comparação com algumas cidades, como Itu, por exemplo, que segundo ele vivia outra realidade relacionada ao abastecimento na época da concessão. “Eu torço para que dê certo em Votorantim”, finalizou.
E por fim, o professor Erinaldo Alves da Silva, justificou sua opinião contrária ao projeto de lei. Ele comentou dados históricos relacionados ao desenvolvimento da cidade, afirmou que o SAAE é um sistema auto-suficiente, de acordo com os balancetes, e dono de um grande patrimônio que não seria necessário passar para a iniciativa privada. Ele também não concorda com a comparação com a cidade de Itu em relação ao abastecimento de água. “As empresas só se interessam em investir em coisas boas. Por que vamos dar o patrimônio da nossa cidade para uma empresa vir ganhar dinheiro?”, comentou o ex-prefeito.
O programa “Debate dos Fatos” é apresentado pelos jornalistas Luciana Lopez e Werinton Kermes todas as sextas-feiras, às 19h na TV Votorantim, canal 10 da Supermídia, e pode ser acompanhado também pela internet, através do site http://www.tvvotorantim.com.br/.
Os vídeos estarão disponíveis no Youtube com o título “Debate dos Fatos na TVV”. Mais informações pelo site: http://debatedosfatos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário