quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Assédio Moral é tema do “Justiça Cidadã”




               O programa “Justiça Cidadã”, apresentado pelo Delegado Pupin, na noite da última terça-feira (15), trouxe ao debate um tema bastante comum nas empresas: assédio moral. A temática não é um fenômeno novo e tem ganhado cada vez mais espaço nas mídias e força jurídica no Brasil.

               Para discorrer sobre o tema e esclarecer as inúmeras dúvidas dos telespectadores, o programa trouxe como convidado o advogado Marcelo Marcon, especialista na área trabalhista e com vasta experiência em questões ligadas a assédio moral nas relações do trabalho.

               Assédio moral pode ser conceituado como a exposição do trabalhador ou trabalhadora a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho, normalmente, fora do exercício de suas funções. "É comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigidas a um ou mais subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego", explicou o especialista.

               Durante o programa, os telespectadores indagaram como podem fazer para denunciar situações de assédio moral, ao que o entrevistado explicou que devem ser guardadas provas, sejam escritas, gravadas ou fotografadas, de situações onde o trabalhador é tratado de forma humilhante e até exposto a vexames. "Também é importante contar com o testemunho de outros colegas de trabalho", explicou.

               Marcelo Marcon frisou que "será considerado assédio moral quando a situação vexatória ou de humilhação é feita constantemente e não apenas um caso esporádico", disse.

               O advogado, que faz parte do escritório CJA Advogados Associados. Deixou ainda seus contatos para que o trabalhador que se sentir lesado procure-o e tenha orientação jurídica de forma adequada. Os contatos são: (15) 3243-3984 e drmouramarcon@ig.com.br.

               O programa “Justiça Cidadã” é transmitido ao vivo, toda terça-feira, a partir das 21 horas, na TV Votorantim.


Cibelle Freitas
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário