quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Justiça Cidadã falou sobre o Ensino à Distância no Brasil



De acordo com a legislação educacional brasileira, "Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação." (Essa definição consta no Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n.º 9.394/96.).

Para explicar de forma bastante clara aos telespectadores da TV Votorantim sobre o assunto, o programa Justiça Cidadã da noite de ontem (terça-feira, 28/08), teve como convidado o advogado Márcio Flávio Lima, que atua como Professor Tutor Virtual no EaD da Anhanguera Educacional.

O entrevistado falou sobre a evolução na educação à distância no Brasil, sua legislação segundo o que rege a LDB, as novas tecnologias telemáticas que permitem uma rápida comunicação entre professores e alunos e da necessidade em se averiguar com muita cautela o curso a ser escolhido pelo aluno. "O EaD hoje é uma excelente oportunidade para alavancar os estudos, mas é necessária muita atenção na hora de escolher a instituição de ensino, para que seja feit auma escolha acertada", orientou.

No Brasil, não existe ensino 100% à distância, pois a legislação atual exige que uma parte do curso, seja ele qual for, seja presencial. Esse tipo de curso totalmente à distância existe em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo. "Esse é um ponto a ser observado atentamente, pois o MEC (Ministério da Educação) somente regulamenta cursos que cumprem as exigências legais e entre elas está a frequência em sala de aula", disse.

Uma das questões levantadas no programa, refere-se à qualidade do ensino, se é semelhante à educação presencial, convencional, ou se é um ensino "mais fraco", como indagou o apresentador do programa Delegado Pupin. Dr. Márcio respondeu com total convicção de que não existe essa questão de pior ensino por ser à distância. "Isso é um mito, pois no EaD existe um acompanhamento de perto do aluno e de sua participação no curso de forma mais fiel até que em muitos casos presenciais. O acompanhamento de presença, trabalhos, participação em grupos de debate e fóruns virtuais, trazem a seriedade e a qualidade do ensino proposto, o que é levado a sério pelos professores tutores nas instituições que trabalham de forma legalizada, em prol da formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho", avaliou.

Ao comentar sobre custos, o advogado explicou que a questão dos cursos de EaD serem mais baratos, remete-se à própria infraestrutura. "Num curso à distância alguns custos não existem, como é o caso da necessidade de utilização diária de sala de aula, com material de apoio. Isso certamente torna os cursos mais acessíveis, mas não menos compatíveis com os demais presenciais, de forma alguma", informou.

Para finalizar a entrevista, Dr. Márcio Flávio Lima deixou uma orientação extremamente importante para quem pretende optar por um curso do EaD: "pesquisar, avaliar, pesquisar novamente, quantas vezes achar necessário, tanto a instituição que está oferecendo o curso, como o próprio curso. Verificar a metodologia de ensino, a seriedade e a autenticidade do EaD, antes de se inscrever. E se ainda restar dúvidas, procurar informações em órgãos superiores da educação, para evitar assim aborrecimentos futuros", completou.

Você pode assistir essa entrevista na íntegra na web tv www.redeamigosdacultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário