quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Justiça Cidadã debateu questões sobre Direitos dos Animais

Na noite da última terça-feira (21), o programa Justiça Cidadã, apresentado pelo Delegado Pupin, contou com a participação de Evelyn Nestori Chiozzotto, Médica Veterinária e Diretora do ITEC - Instituto Técnico de Educação e Controle Animal.

O programa voltou suas atenções em divulgar o I Fórum Regional de Políticas Públicas para Animais, que acontecerá no próximo sábado, 25/08. Esse Fórum, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, através da Delegacia Regional de Sorocaba, tem por objetivo construir propostas baseadas na demanda social, visão técnica e política, visando a elaboração de um documento rico em diretrizes que possam subsidiar as ações nos diversos planos de governo de candidatos à eleição.

"O debate e as discussões de tópicos relacionados ao manejo populacional de cães e gatos, ao bem estar animal, educação e violência/maus tratos serão os pontos principais desse encontro, que apresentará uma visão técnica e realista das políticas públicas necessárias na atualidade", avaliou Evelyn Chiazzotto.

A Veterinária ainda comentou que este Fórum é uma excelente oportunidade para candidatos a vereadores e prefeitos dos municípios da região mostrarem seus interesses pelo tema. "Será um evento apartidário, onde os participantes poderão mostrar a preocupação com o tema e apresentar suas propostas nos grupos de discussão", disse. 

Durante a entrevista ao Justiça Cidadã, a Médica Veterinária também orientou os telespectadores sobre casos específicos com animais. Entre as orientações, Dra. Evelyn falou sobre a castração, respondendo a questionamentos dos telespectadores. "É importante sim que os animais sejam castrados em clínicas veterinárias autorizadas e para as fêmeas é uma forma de evitar certas doenças, como câncer de mama, por exemplo", explicou.

Ao ser questionada à respeito do caso ocorrido ha alguns meses no Centro de Zoonoses de Sorocaba, onde diversos cães foram fotografados mortos, levando a uma série de manifestações, principalmente devido a uma imagem de uma morsa existente ao lado dos animais, a entrevistada disse que certas ações são necessárias para o controle de doenças. "A Zoonoses de Sorocaba e de qualquer outro município tem o dever de combater doenças nos animais e não deixar com que proliferem entre animais sadios. A morte desses cães com toda certeza contou antes com uma avaliação profissional e, ao ser constatado tratar-se de uma doença incurável e altamente transmissível, é que os animais foram sacrificados. Essa eutanásia nos animais doentes é feita com doses de anestésicos e os animais não sentem dor. Essa morsa que apareceu nas fotos divulgadas nessa ocasião é utilizada para um procedimento médico parecido com uma autópsia, obviamente, feita após a morte dos animais. Ninguém é irresponsável de forma a prejudicar ou maltratar animais num Centro de Zoonoses, onde os profissionais estão no local para cuidar e tratar de forma adequada dos animais", afirmou taxativa.

Voltando ao Fórum sobre Políticas Públicas para Animais, a entrevistada disse que é um evento inédito e que a participação de todos os interessados é muito bem vinda. "O evento é gratuito, voltado aos médicos veterinários, ONGs de Proteção Animal, candidatos a Prefeito e Vereador  e todos os interessados no assunto", comentou.

O I Fórum Regional de Políticas Públicas para Animais será realizado no próximo dia 25 de agosto (sábado), das 8 às 13 horas, na Universidade de Sorocaba (UNISO), que fica na Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba. O encontro acontece no Anfiteatro D, localizado no Bloco D da Cidade Universitária.

Os interessados deverão fazer a inscrição gratuita através do site www.itecbr.org Outras informações podem ser obtidas através do email cursos@itecbr.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário