sexta-feira, 17 de junho de 2011

Gianolla traz toque artístico para evento

Artista votorantinense foi convidado para ilustrar um calendário que, em edição anterior, tinha publicado trabalhos do fotógrafo Araquém Alcântara

Notícia publicada na edição de 17/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno C
Maíra Fernandes


O convite feito no ano passado para criar 12 telas que seriam fotografadas e comporiam o calendário de uma importante gráfica da Capital veio no segundo semestre. O trabalho não seria pago, mas ao saber que um dos clientes da gráfica que receberia o mimo seria o Sesc, o artista plástico votorantinense, Adriano Gianolla, não teve dúvida e aceitou o desafio. E a palavra desafio aqui não é exagero, pois coube a ele a mesma função que já fora designada a um dos mais importantes fotógrafos brasileiro da atualidade, Araquém Alcântara, que também já ilustrou o famoso calendário.

Em cerca de cinco meses, Gianolla se debruçou na feitura das telas feitas em eucatex, que retratam as festas tradicionais da cultura brasileira, como a Festa Junina, Folia de Reis, Festa do Divino Espírito Santo, Carnaval de Olinda, entre outras manifestações. E o resultado do trabalho do artista acabou virando exposição, "Festas brasileiras", que poderá ser conferida a partir do domingo, nas dependências do estúdio externo da TV Votorantim, localizado no recinto da Festa Junina de Votorantim, na Praça de Eventos Lecy de Campos.

Será a primeira vez que as telas serão apresentadas ao público, mas já estão agendadas exposições para cidades da região, Capital e Portugal. "Eles queriam alguma coisa naïf e comecei nessa linha, primitivo, ingênuo... Só que coloquei perspectiva, cor, sombra e fugi um pouco, mas estou entrando nessa linha agora", conta ele sobre a composição das obras.

Mas antes da confecção, ocorreu todo um processo de pesquisa. Gianolla se aprofundou na cultura popular brasileira. "Eu pesquisei as festas brasileiras, mas já tinha uma preocupação com cultura popular. Abomino festa halloween. Acho que festa junina não deve ter country e as pessoas tem de dançar quadrilha! Pesquisei as principais festas que acontecem na nosso Estado mas também no Brasil, como o Carnaval dos Cabeções, Cururu, Folia de Reis...", explica.

Versátil, o artista também passeia por outras áreas como a fotografia, cenografia (ele que faz as maquiagens artísticas do Programa matutino "Bem Estar", da Tv Tem), artes gráficas, escultura e xilogravura. Aliás, além da exposição ele estará amanhã com outro evento na festa, dentro do projeto "Canto Caipira", no recinto da Festa Junina Beneficente de Votorantim. Junto com Karen Souza, ele apresenta, às 20h, o espetáculo "Violeiro", com a manipulação de bonecos confeccionados por ele.


Programação de hoje


Hoje, prosseguem as atividades da Festa Junina Beneficente de Votorantim, com destaque para a apresentação de Cururu, a partir das 20h, ao lado do restaurante do Comas, dentro do projeto "Canto Caipira".

No palco principal, a atração da noite é a dupla Rodrigo Freitas e Xavier, a partir das 22h.

A festa, que está em sua 96ª edição segue até o dia 25 de junho, na Praça Lecy de Campos. A entrada para hoje custa R$ 2.

Link da matéria: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=307081

Nenhum comentário:

Postar um comentário