terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pivetta garante 1% do orçamento para a Cultura



O Prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, garantiu que fará uma revisão do orçamento previsto para a secretaria de Cultura para 2013, para destinar pelo menos 1% do orçamento da Administração Direta para o setor.

A afirmação foi feita durante a sua participação no programa Debate dos Fatos, da TV Votorantim, na última sexta-feira, 09/11, quando foi questionado pelo jornalista e ex-secretário de Cultura do município, Werinton Kermes, sobre a diminuição em 18,9% na previsão do orçamento para o ano que vem, se comparado a 2012, a diferença é de 433 mil reais. Em 2012 o valor destinado a pasta da Cultura foi de 2.296.000,00. A justificativa apresentada pela Prefeitura nas Audiências Públicas realizada nas duas últimas semanas, foi que esse valor corresponde ao custo de contratação de shows na Festa Junina, que agora são realizados por uma empresa particular.

Descontente com a explicação, Kermes insistiu na importância das demais ações que a secretaria realiza e pode realizar futuramente, e que a diminuição da verba poderia, até simbolicamente, significar um descaso com a pasta. “Não é pelo valor em si, pode ser até uma questão simbólica, pois quando se acha necessário cortar, é sempre da Cultura. Assim nunca vamos ser respeitados”, disse Kermes.

Pivetta explicou que o orçamento destinado para Administração Direta (Prefeitura Municipal e Câmara) é de cerca de 202 milhões de reais, e que em anos anteriores, ele procurou sempre garantir pelo menos 1% desse valor para a secretaria de Cultura. Ao ouvir os argumentos de Kermes, ele afirmou que irá rever o Projeto de Lei Orçamentária Anual, para garantir 1% à Cultura. “Realmente seria um retrocesso diminuir o valor destinado à pasta”, admitiu. Pivetta, porém, salientou que mesmo depois de aprovado, o orçamento ainda poderá sofrer remanejamentos do próximo prefeito.

A atitude de Pivetta motivou várias ligações ao programa, que é apresentado ao vivo, para parabenizá-lo pela atitude, pela coragem e, sobretudo, “pela humildade”, conforme declarou uma telespectadora.

O programa pode ser assistido pela internet:

Nenhum comentário:

Postar um comentário