quinta-feira, 15 de setembro de 2011

“Clementina de Jesus: Rainha Quelé” será exibido em São Luiz MA



O vídeo-reportagem “Clementina de Jesus: Rainha Quelé” dirigido por Werinton Kermes e roteirizado por Míriam Cris Carlos participa de dois Festivais de cinema do Nordeste brasileiro.
 O documentário é uma homenagem à cantora Clementina de Jesus, também chamada de Rainha Quelé. Ela era uma senhora, negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica que após os 60 anos passou a cantar com João Bosco, Pixinguinha, Paulinho da Viola. Das incelenças, pontos e jongos aos sambas dissonantes e sofisticados, tudo, na voz de Clementina de Jesus, ganhou outra cor: a cor da terra afro-brasileira e sua memória ancestral.
A pré-estréia do vídeo-reportagem aconteceu em maio no Quilombo São José da Serra, na cidade de Valença/RJ, terra natal da cantora. Cerca de duas mil pessoas acompanharam a exibição.
34º Festival Guarnicê de Cinema 2011
A Universidade Federal do Maranhão, por meio do seu Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, divulgou nesta semana a relação dos 32 vídeos concorrentes no 34º Festival Guarnicê de Cinema. Com a parceria inicial da Petrobrás, Vale Banco do Nordeste do Brasil e Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê acontecerá de 3 a 7 de outubro deste ano, no Campus Universitário do Bacanga, em São Luís. Toda a programação do Guarnicê é aberta ao público.
Pela primeira vez, em 34 anos de história, o Festival Guarnicê de Cinema inova na sua concepção e realização cultural e artística, direcionando toda a sua programação de exibições, solenidades, mostras, concursos, oficinas e palestras para o mês de outubro e nas novas instalações do Campus Universitário do Bacanga. Uma ação inédita que envolverá vários cursos e departamentos acadêmicos da UFMA que estarão em período de aula e promoverá inclusão social no eixo Itaqui-Bacanga,
A realização de toda a programação do Festival no Campus Universitário do Bacanga só se tornou possível com a nova reestruturação administrativa e funcional propiciada pelas novas e confortáveis instalações construídas e recuperadas pela atual administração da UFMA. Com esta medida, a organização do festival também proporcionará maior segurança ao público, estimado em mais de 15 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário