O Carnaval da Inclusão, realizado na última sexta-feira (04/03) no Sesi de Votorantim, organizado pela Associação Cultura Votorantim, recebeu mais de 350 convidados, na maioria, pacientes e internos das Instituições e Clínicas Psiquiátrica das cidades de Sorocaba, Salto de Pirapora, Votorantim e Piedade. E contou ainda com a valiosa presença de voluntários, que se uniram por uma só causa: a alegria sem preconceitos.
Quem também compareceu à folia, foi o ator global Paulo Betti. Ele chamou a atenção pela simpatia e disposição em compartilhar passos das coreografias, abraços e posar para fotos. A convite do idealizador do evento, Werinton Kermes, ele sentiu-se a vontade na festa. "Meu pai era interno na Associação Protetora dos Insanos, então tenho uma relação muito pessoal e familiar com essa realidade. Acho bonita essa perspectiva dessas pessoas poderem se divertir, afinal a doença mental não impede que as pessoas possam ter alegria e felicidade”, declarou Betti.
O salão decorado, as músicas e um palhaço deram o clima carnavalesco. Foram oferecidos gratuitamente lanches, refrigerantes e adereços de carnaval, tal como máscaras, confetes, etc.
Os organizadores ficaram satisfeitos com o resultado. “Atingimos o nosso objetivo, que era de proporcionar descontração e felicidade. Aqui eles esqueceram por alguns momentos a dura rotina hospitalar”, disse Mônica Marsal, Presidente da Associação Cultura Votorantim.
O evento contou com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, do SESI, da Prefeitura Municipal de Votorantim e de empresários locais.
Luciana Lopez
Nenhum comentário:
Postar um comentário