terça-feira, 30 de novembro de 2010

Documentário “Povo Marcado” foi exibido em Minas Gerais

O filme foi selecionado para participar do
“Cine Festival Inconfidentes”, na cidade de Mariana/MG

O documentário “Povo Marcado”, produzido em Votorantim, que registra a experiência da produção de um programa de rádio pioneiro desenvolvido por detentas da Cadeia Pública da cidade, foi exibido no 1º Cine Festival Inconfidentes - Festival Nacional de Cinema e Vídeo, em Mariana/MG, no último sábado, 28/11.

O evento, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop, nasceu com a proposta e o desejo de se manter numa periodicidade anual. Nesta primeira edição, o Cine Festival Inconfidentes aconteceu entre os dias 26 e 28 de novembro. O Festival, idealizado pelo professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo, Adriano Medeiros da UFOP é uma grande oportunidade de diálogo cultural. “Nossa proposta é desenvolver mais que um evento acadêmico. Queremos tanto oferecer uma nova janela para os realizadores nacionais, como estimular a sua aproximação e de seus produtos audiovisuais com público espectador. Assim, a participação da comunidade é fundamental, até mesmo para estimularmos o desenvolvimento do nosso cinema e os futuros talentos na área”, disse o professor.

“Povo Marcado” tem a direção dos jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez, roteiro de Míriam Cris Carlos e edição de imagens de Marcelo Domingues. Foi traduzido para o inglês e espanhol e já foi exibido em mais cinco países. Também foi objeto de um estudo de Doutorado na Alemanha. O documentário tem 30 minutos, foi produzido em 2008 e já foi apresentado em simpósios, universidades e em cerca de 30 festivais, tendo recebido três prêmios, inclusive o do Festival Gramado Cine Vídeo, em 2009.

A produção conta com a participação de alguns dos entrevistados no programa de rádio, entre eles, o ator Paulo Betti, o Padre Júlio Lancelotti, o promotor de justiça Wellington Veloso e da dupla Caju e Castanha, que compôs uma embolada especialmente para o filme. O programa de rádio retratado, produzido pelas detentas, pôde ser retransmitido para mais de mil emissoras através de convênio com Rádio Câmara de Brasília.

“Para nós, é uma alegria saber que o projeto desenvolvido na Cadeia de Votorantim desde 2007 continua ganhando repercussão pelo Brasil e servindo de exemplo, isso nos inspira ainda mais a prosseguir com projetos culturais e de comunicação naquele local”, disse Luciana Lopez.
Atualmente Werinton Kermes e Luciana Lopez coordenam um programa de TV, também realizado pelas detentas. “O “TV Cela” é a continuidade do projeto Povo Marcado, porém agora com um formato televisivo. As próprias reeducandas produzem e apresentam os programas”, explicou Kermes.

Mais informações sobre o 1º Cine Festival Inconfidentes - Festival Nacional de Cinema e Vídeo podem ser obtidas pelo site: http://www.festivalinconfidentes.ufop.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário