quarta-feira, 3 de novembro de 2010

7º CineFest Tem o Apoio da TV VOTORANTIM

7º CineFest Votorantim divulga suas atrações



Entre os destaques, o tradicional evento de curtas trará o diretor e ator Matheus Nachtergaele e o cantor Oswaldo Montenegro, que lançará seu primeiro longa, “Léo & Bia”.


Um dos mais conceituados atores do cinema, teatro e TV, Matheus Nachtergaele (“Auto da Compadecida“), é um dos destaques da sétima edição do 7º CineFest Votorantim, a maior mostra de curtas do interior de São Paulo, que acontece de 15 a 21 de novembro. Matheus estará presente em Votorantim no dia 20 de novembro, dia do encerramento da Mostra Competitiva, mostrando seu primeiro longa como diretor, “A Festa da Menina Morta” lançado em 2008 e ainda inédito na região.

Além de Nachtergaele, o 7º CineFest Votorantim trará também o cantor e compositor, e agora diretor de cinema, Oswaldo Montenegro, que lançará no evento seu primeiro longa, “Léo & Bia”, dia 18 de novembro. Completando a relação dos longas nacionais que participam em caráter “hors-concours”, dia 19 de novembro o diretor Roberto Santucci (de “Bellini e a Esfinge”) trará o inédito “Alucinados” (agora rebatizado com novo título, “Sequestro Relâmpago”) escolhido pelo público o Melhor Filme do I Festival de Cinema de Paulínia e ainda não lançado comercialmente.

O CineFest foi criado em 2004 pelos cineastas Marcelo Domingues (curador) e Werinton Kermes (responsável pelas oficinas e atividades paralelas) e realizado pela Prefeitura Municipal de Votorantim que acreditou no potencial desse projeto. De lá para cá o festival cresceu muito e hoje o CineFest é um dos mais importantes eventos de cinema do Estado de São Paulo e de repercussão nacional.

“Esta, sem dúvida, será uma das melhores edições do CineFest Votorantim que além das exibições dos longas e a presença de nomes consagrados terá também a Mostra Competitiva com a participação de curtas metragens vindo de todo o pais, além de oficinas de cinema, exibições públicas e palestras. Este ano, a mostra recebeu mais de 500 inscritos vindos de todo o país. Representantes dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Brasília, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros, enviaram trabalhos. Também teremos a participação de diretores de Sorocaba e região”, enfatiza Marcelo Domingues.

Para Werinton Kermes “Palestras e workshops como Montagem e Edição para Cinema, Mixagem e Audio para Cinema, A Aventura do Cinema Brasileiro no seu inicio, entre outras atividades já confirmadas para este festival, são extremamente importantes para impulsionar a formação tanto de público como de novos realizadores”.

“... colher fala do Calyton sobre a importância desse evento para a cultura de Votorantim e de toda a região...”

Como em todos os anos, o 7º CineFest Votorantim premiará os melhores trabalhos de Ficção, Documentário, Animação, Ambiental e Regional. As atividades principais se concentrarão no Teatro Municipal “Francisco Beranger”, em Votorantim, com entrada aberta ao público.



Selecionados e homenageados



Dos 522 trabalhos inscritos, foram selecionados 55 vídeos. Muitos desses, premiados em grandes festivais nacionais como é o caso de “Vento”, de Márcio Salem, escolhido como melhor curta no recém encerrado Festival de Cinema do Rio. “A qualidade realmente tem aumentado dificultando até a seleção e ampliando o tempo das Mostras Competitivas”, explica Domingues.

Como acontece todos os anos, o CineFest Votorantim fará homenagens a ilustres cidadãos da cidade de Votorantim que muito contribuíram para a divulgação da sétima arte na cidade. Este ano serão três destaques: Roberto Galli, Wilson de Campos e Nelsinho Toledo. O primeiro produziu filmes em super 8 na década de 80. Atualmente conserta máquinas projetoras nos cinemas dos shoppings de Sorocaba e Votorantim. Coleciona centenas de filmes em película 35mm em sua residência onde construiu também um pequeno cinema cujo projetor montou com sobras dos equipamentos que conserta.

Wilson de Campos é desenhista desde criança, chegou, inclusive, a fazer histórias em quadrinhos, porém, perdeu seu acervo de materiais sobre cinema, como filmes, revistas e desenhos, na enchente que arrasou Votorantim em 82. Colecionador de filmes e principalmente cartazes de cinema, os quais estão espalhados por todas as paredes de sua casa, seu Wilson trabalhou no extinto Cine Votorantim e hoje empenha-se em finalizar o seu filme de animação com personagens criados por ele.

Já Nelsinho Toledo, também jurado do festival, além de pesquisador de cinema, é também o maior colecionador de filmes de super 8 do Brasil, possuindo em sua casa mais de 1.500 títulos originais vindos de várias partes do mundo, alguns deles raríssimos como “Ben Hur”, de 1909, e “Wings”, vencedor da primeira edição do Oscar em 1927. Apesar da vida simples de professor da rede pública, Nelsinho guardou economias e viajou várias vezes para Hollywood para conhecer os estúdios da Warner, Universal, Fox e Columbia Pictures.

Para avaliar os trabalhos a comissão de jurados deste ano é formado pelo cineasta e professor de Cinema, na ECA, Joel Yamaji; o professor, fotógrafo e documentarista Edson Cortez; o diretor de Fotografia e filmes publicitário, Ricardo Camargo; além do já citado, Nelson Toledo, professor e também membro da Academia Votorantinense de Letras.

O 7º CineFest Votorantim é uma realização da Prefeitura Municipal de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, com o apoio da Associação Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger e TV Votorantim Canal 10. Toda a programação, inscrições e demais informações pode ser obtida através do site: www.cinefestvotorantim.com.br ou email: contato@cinefestvotorantim.com.br.



EQUIPE DO 7º CINEFEST VOTORANTIM:

Marcelo Domingues – Curador

Werinton Kermes – Coodernador de Oficinas e Atividades Paralelas

Gai Sang – Assessoria de imprensa e curadoria de longas nacionais

Josy Yumi – Produção

Angela N. Domingues - Secretária





Assessoria de imprensa:

Gai Sang

(15) 9755-6379

www.cinefestvotorantim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário