quinta-feira, 31 de março de 2016

Nossa História Nossa Gente exibirá filme da década de 20

Sete anos de pesquisas se passaram até a descoberta de uma relíquia para a história de Votorantim, um filme que releva o cotidiano da primeira fábrica de tecidos da cidade. A gravação “Sociedade Anonyma Fábrica Votorantim” começou a ser produzido em 1919 e foi finalizado em 1922. É esse o filme, considerado um dos mais importantes registros no que diz respeito ao cinema brasileiro, que será apresentado nessa sexta (1º) às sete da noite, no programa Nossa História Nossa Gente, da Tv Votorantim.

O filme revela o cotidiano da fábrica de tecidos: os operários, as seções, as vilas operárias, as pedreiras e a fazenda da empresa. Retrata também, a construção da ferrovia entre Sorocaba e Votorantim, a usina elétrica e a fabricação de cimento.

A produção foi considerada uma novidade, pois na época poucas pessoas tinham condições financeiras de produzir um trabalho como esse. Por se tratar de cinema mudo, a versão apresentada foi editada e recebeu acompanhamento musical.


O Nossa História Nossa Gente é apresentado pelo jornalista Cesar Silva e é exibido pelo canal 10 do sistema a cabo Super Mídia. Aos que participarem pelo telefone 3247-1010 concorrem ao sorteio de livros sobre a História de Votorantim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário