sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Quatro profissionais do Cruzeiro são finalistas de prêmio jornalístico

 

Notícia publicada na edição de 04/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 009 do caderno A 


Samira Galli    

Pela segunda vez consecutiva, todos os finalistas ao troféu Vitor Cioffi de Luca, categoria Jornalismo Impresso ou Eletrônico, do Prêmio Jornalístico Asi/Schaeffler Group de Direitos Humanos são repórteres do jornal Cruzeiro do Sul. As jornalistas Estela Casagrande, Regina Helena Santos e Simone Sanches concorrem aos três primeiros lugares da 11º edição da premiação. O fotógrafo Erick Pinheiro - também do Cruzeiro do Sul - está entre os classificados na disputa ao troféu Álvaro Zalla, na categoria Fotojornalismo. Além do troféu e da premiação em dinheiro, o vencedor de cada uma das cinco categorias concorre a um prêmio especial que, assim como em anos anteriores, leva o nome do jornalista Tim Lopes. O resultado e a cerimônia de entrega aos três primeiros colocados de cada categoria acontece hoje, às 19h30, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba.

Este ano, a novidade foi a instituição da Categoria Estudante, que irá premiar os melhores trabalhos veiculados nas mídias das universidades com curso de Jornalismo em Sorocaba. Apesar de participarem da competição os trabalhos inscritos na categoria não concorrem ao prêmio Tim Lopes.

Publicada na véspera de Natal do ano passado no suplemento Ela, a reportagem "O Natal pode ser qualquer dia se você estiver lá...", de Estela Casagrande, mostra o trabalho de um grupo de voluntários chamado "Por um Mundo Melhor", que realiza visitas em várias instituições da cidade. O texto, feito em primeira pessoa, conta a experiência do contato da repórter com o Lar São Vicente de Paulo e mostra a importância das visitas, inclusive pelo ponto de vista dos internos, que entre histórias e vivências, pedem por visitas e demonstram que elas são mais importantes que presentes de Natal.

O trabalho de Regina Helena dos Santos é uma série de reportagens sobre a tragédia provocada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro em janeiro deste ano. Foram cinco matérias, iniciadas pela "O caminho da solidariedade", publicada em 23 de janeiro de 2011, que relatou a viagem da equipe do jornal Cruzeiro do Sul (formada também pelo repórter fotográfico Adival B. Pinto e pelo motorista Dorival Manfrin Junior) acompanhando um caminhão com 27 toneladas de donativos, enviados pelos sorocabanos, para ajudar os desabrigados. A reportagem revelou a logística e dinâmica do trabalho, a atuação dos voluntários e a falta de estrutura básica para distribuição dos donativos naquelas cidades.

A reportagem "Infância Ameaçada: Pequenos catadores são presença constante nas ruas de Sorocaba", de Simone Sanches, foi tema de Caderno de Domingo no dia 10 de outubro de 2010. O trabalho trouxe à tona a existência de crianças que acompanham os pais na coleta de lixo reciclável, sujeitas a essa condição por não terem onde ou com quem ficar quando os familiares vão às ruas em busca do sustento. A matéria também apontou o déficit do número de vagas nas creches públicas da cidade e mostra a dificuldade das mães que, nesses casos, não têm carteira assinada para pleitear uma vaga para os filhos.

Já o trabalho do repórter fotográfico Erick Pinheiro ilustrou a reportagem do repórter Leandro Nogueira, publicada no dia 22 de setembro, sobre o catador Donizete Nunes, que teve seu barraco derrubado por decisão judicial no Recreio dos Sorocabanos. O catador passou a noite perambulando após ter tido seu barraco destruído pela Guarda Civil Municipal (GCM), acompanhada de oficial de Justiça, durante uma reintegração de posse.

Os finalistas da 11º do prêmio são: categoria Jornalismo Impresso ou Eletrônico Troféu Vitor Cioffi de Luca: Estela Casagrande, Regina Helena Santos e Simone Sanches (todas do Cruzeiro do Sul); Fotojornalismo Troféu Álvaro Zalla: Assis Cavalcante (Bom Dia), Erick Pinheiro (Cruzeiro do Sul) e Marianna Barreto (Portal Ipanema); Telejornalismo Troféu Marcos César: Honório Jacometto (TV Tem), Mayara Cruz (TV Votorantim) e Thiago Ariosi (TV Tem); Reportagem Cinematográfica Troféu Freitas Júnior: Cosmo Avelino, Ebert Leme e Marcos Pinguim (todos da TV Tem); Radiojornalismo Troféu Ulderico Amêndola: Adriana Fratini (Band FM), Luciana Lopez e Neide Barbosa (ambas da Jovem Pan); categoria Estudante Troféu Paulo Fleury: Gabrielle Mota e Marília Barbosa (ambas da Esamc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário