segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Crimes cibernéticos serão debatidos no Justiça Cidadã

Os crimes cibernéticos contra o patrimônio e a liberdade individual estão na pauta dos julgamentos nos Tribunais. Num mundo que terá 2 bilhões de internautas até o final de 2012, a preocupação com a segurança no espaço virtual já mobilizou várias nações.

No Brasil, até outubro deste ano, o número de internautas já ultrapassava 45 milhões. Somos o quinto país no mundo em número de conexões e o primeiro no ranking de tempo de navegação, com 44 horas e 40 minutos por mês por internauta. O número de celulares, mais de 190 milhões, já ultrapassou o número de brasileiros e o número de aparelhos com acesso à internet móvel já chega a 20 milhões.

O crescimento das redes eletrônicas permite a criação de formas muito mais sofisticadas de execução de crimes contra o patrimônio e a liberdade individual. Ao mesmo tempo, possibilita o surgimento de novos delitos, como a pescaria eletrônica, a invasão de ambientes eletrônicos protegidos, a pichação eletrônica, a difusão de vírus, a violação e a apropriação de dados eletrônicos.

Para falar dessa temática, o programa Justiça Cidadã, apresentado pelo delegado Pupin, traz como convidado o advogado *Dr. José Carlos Francisco Filho*, Sócio do escritório Francisco Filho, D'Elboux, Lima & Tavares Advogados Associados, especialista no assunto, com cursos de pós-Graduação em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação, Pós-Graduação em Direito Societário, também é Presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Novas Tecnologias da OAB/Sorocaba e membro do IBDE - Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico.

O programa irá orientar e informar os telespectadores sobre assuntos como: cyberbullying; uso seguro da Internet por crianças e adolescentes (exposição da imagem, amizades virtuais, pornografia infantil); responsabilidade dos pais; ofensas; Uso Indevido de Imagem; Principais problemas em redes sociais (orkut, twitter); Tempo excessivo na Internet; Vírus e pragas virtuais.

O Justiça Cidadã é transmitido toda terça-feira, ao vivo, pela TV Votorantim (canal 10 supermídia) e também pelo site www.tvjusticacidada.com.br, às 21 horas, e os telespectadores podem participar através do telefone 3247-1010.



Cibelle Freitas
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário