“Todo gênio é meio doido, meio maluco, é meio assim... é meio João do Vale”, diz o cantor e compositor Luiz Vieira em uma de suas passagens.
A poesia de um poeta morto - não apenas a morte física, mas a do esquecimento - é contada no documentário “João do Vale – muita gente desconhece”, que será exibido sexta-feira, 20, na TV Votorantim, canal 10.
Dirigido pelo documentarista Werinton Kermes e com roteiro de Miriam Cris Carlos, “João do Vale” conta, através de depoimentos contemporâneos, a história do maranhense, pobre e semi-analfabeto, que conseguiu usar as palavras para, de forma única, contar as alegrias e tristezas do povo nordestino que, assim como ele, também fora esquecido.
Relatos emocionantes, fatos curiosos, histórias interessantes, tudo entrelaçado pelas composições de João do Vale como trilha sonora. “João do Vale – Muita gente desconhece” resgata a história de um poeta esquecido, desconhecido, ignorado. Quem já ouviu, mesmo sem lembrar, e, principalmente, aqueles não conhecem, não podem perder este documentário, que apresenta imagens do próprio poeta em seus momentos de máxima grandeza: cantando suas composições.
Lançado em 2005, o documentário tem a participação de Chico Anysio, José Sarney, Miucha, Roberto Farias, entre outros nomes conhecidos do público, que tiveram a oportunidade de conhecer, se não pessoalmente, pelo menos o trabalho deste poeta dos dissabores.
O documentário “João do Vale – Muita gente desconhece” será exibido às 11 horas, na TV Votorantim, canal 10 da Supermídia, e poderá ser acompanhado pela internet através do endereço www.tvvotorantim.com.br.
Cartaz do documentário
Nenhum comentário:
Postar um comentário