Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Medicamentos de alto custo foram tema do Justiça Cidadã



O programa Justiça Cidadã da última terça-feira (13) teve como convidado o Farmacêutico Adalberto Leme, responsável pela Farmácia 24 horas da Prefeitura de Votorantim e também pelo gerenciamento de saúde do Hospital e Maternidade Samaritano/Mediplan.
Durante o programa os telespectadores foram orientados a respeito da gratuidade de medicamentos na rede pública do município. "O importante é que os munícipes saibam desses seus direitos e venham até nós para auxiliarmos em cada caso de saúde.", disse o farmacêutico.
A questão dos medicamentos de alto custo nem sempre existirem à disposição dos cidadãos, foi abordada por Adalberto no programa que explicou como funciona o sistema de distribuição. "As pessoas precisam saber que a Secretaria Municipal de Saúde trabalha com uma quantidade e certos tipos de medicação de alto custo determinados em uma listagem específica e por esse motivo nem todos os pacientes são contemplados com a gratuidade. O que precisamos ir em busca é de um aumento dessa listagem para que mais cidadãos possam ser auxiliados em seus tratamentos de saúde", observou.
Leme ainda colocou-se à disposição dos telespectadores para responder questões referentes a medicamentos e informou que os moradores de Votorantim devem sim procurar a Famrácia 24 horas da Prefeitura em busca de orientação e auxílio. "Nossa farmácia é de funcionamento 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados e nossa equipe de atendimento está disponível para sanar dúvidas e auxiliar os pacientes em busca de uma solução para os problemas com medicação. Basta nos procurar que certamente poderemos orientar a todos da melhor forma possível", orientou.
O apresentador do programa, Delegado Pupin ainda enfatizou que o cidadão tem seus direitos e deve ir atrás dos mesmos. "A questão da saúde no que se refere aos medicamentos de alto custo é lei e deve ser cumprida. Portanto, o poder público, seja na esfera municipal, estadual ou federal, não cumprir a legislação, o cidadão deve sim procurar uma defensoria pública e fazer com que a lei seja cumprida", finalizou.
O programa Justiça Cidadã é reprisado na íntegra na web tv Rede Amigos da Cultura (redeamigosdacultura.com.br) toda quinta-feira, a partir das 19h30.


Cibelle Freitas
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário