terça-feira, 30 de novembro de 2010

SBT Repórter veio conhecer o projeto TV CELA

Atualmente conduzido pelo jornalista Goulart de Andrade, a equipe do programa “SBT Repórter” e o próprio apresentador, estiveram na semana passada na Cadeia Feminina de Votorantim conhecendo o projeto “TV CELA”.

Goulart de Andrade destacou que nos seus mais de 30 anos de carreira na televisão e já tendo visitado várias unidades penais do Brasil, ele “nunca tinha se deparado com um projeto de ressocialização tão criativo e inteligente”. “Além de dar a chance para as encarceradas se comunicarem com pessoas diversas, elas ainda podem entrar nas casas das pessoas de uma forma em que o telespectador permita, porque esse telespectador quer saber o que elas têm a dizer. É a oportunidade destas mulheres se redimirem dos seus erros, além de fazer com que a auto-estima delas possa ser retomada, pois além de terem a liberdade privada, elas são punidas pelas péssimas condições em que cumprem suas penas. Saio de Votorantim convencido de que tenho que mostrar esta experiência, desenvolvida pela Associação Cultura Votorantim, para o Brasil e para o mundo. A mídia está sempre mostrando aquilo que não é feito para a recuperação das pessoas que cometem crimes, eu quero mostrar o que é feito”, concluiu o jornalista Goulart de Andrade.

A equipe do SBT Repórter acompanhou a entrevista que o artista plástico votorantinense Adriano Gianolla concedeu ao TV CELA. Gianolla foi entrevistado pela reeducanda Arilma Maria dos Santos. As perguntas estavam relacionadas ao universo da arte e da cultura, com ênfase sobre a maneira em que a arte pode transformar vidas.

Segundo o artista, a experiência de conceder uma entrevista no cárcere também é transformadora. “É impossível sair de uma experiência desta da mesma forma que cheguei, tive oportunidade de presenciar e entender um pouco mais desse universo. Percebo que são pessoas capazes e que provavelmente não tiveram oportunidades. Sinto que se tivessem estrutura familiar, oportunidades, educação e cultura, grande parte delas não estaria neste lugar. Um espaço que chega a ter 200 pessoas, onde era para ter 48 é uma situação desumana, pretendo, inclusive, contribuir com a Associação Cultura Votorantim, oferecendo oficinas e cursos culturais para elas”, revelou Gianolla.

Os jornalistas Werinton Kermes e Luciana Lopez, coordenadores do projeto TV Cela, dizem que é muito importante dar visibilidade à ação. “Não queremos ser o centro das atenções, queremos que se leve aos sistemas prisionais oportunidades para que estas pessoas possam voltar ao convívio social melhor do quando entrou. A sociedade esquece que todos que vão para trás das grades um dia vão sair, e é óbvio que se não fizermos alguma coisa poderemos ser vitimas deles novamente”, diz Kermes.

Luciana Lopez acrescenta que sem o apoio de pessoas voluntárias e parceiros, como o cabeleireiro e maquiador Marcelo Soares, as Faculdades de Comunicação da Ceunsp, a compreensão dos carcereiros, delegados e do Poder Judiciário de Votorantim, um projeto como este não poderia ser realizado. “Para conseguirmos mudar uma realidade, temos que unir forças e não desistir no primeiro empecilho”, desabafou Luciana.

O programa TV Cela é distribuído em 48 Canais Comunitários do Estado de São Paulo através da ACESP (Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo).

Goulart de Andrade

Goulart de Andrade realiza reportagens especiais para o SBT Repórter. Conhecido pelo jargão “Vem comigo”, por décadas esteve à frente do programa “Comando da Madrugada”, exibido em várias emissoras.

Foi Goulart de Andrade, que já trabalhou na TVs Rio, Continental, Tupi, Record, Globo, Bandeirantes e Gazeta, quem criou o SBT Repórter, que antes se chamava Eu sou o repórter, em 1988.

SBT Repórter

O programa “SBT Repórter” vai ao ar às segundas-feiras, 23h. (Ainda não foi confirmada a data em que será exibido o programa gravado na Cadeia Pública Feminina de Votorantim).




Nenhum comentário:

Postar um comentário